O 91º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça (ENCOGE) acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023, na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. O evento, que tem como tema “As Corregedorias-Gerais da Justiça e as demandas sociais estratégicas”, reunirá os Corregedores-Gerais de todos os estados e do Distrito Federal com o objetivo de trocar experiências e discutir alternativas para aperfeiçoar as atividades correcionais e buscar a qualidade da prestação jurisdicional.
Durante o evento, também ocorrerá a 3ª Reunião do Fórum Fundiário Nacional das Corregedorias-Gerais da Justiça, que terá como tema “Desafios da Regularização Fundiária Rural no Brasil e a Pacificação de Conflitos Coletivos”.
Os painéis e palestras serão multitemáticos e abordarão diversos assuntos que têm demandado a atuação administrativa das corregedorias, como a gestão judiciária eficaz, o sistema penitenciário, a infância e juventude, estratégias alternativas ao ajuizamento das ações de massa, registros civis e regularização fundiária.
A abertura oficial do evento será no dia 24 de maio de 2023, no edifício sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, localizado na Avenida Borges de Medeiros, 1565, Bairro Praia de Belas. Já nos dias 25 e 26 de maio, as reuniões de trabalho serão realizadas no Salão Mercosul do Hotel Hilton Porto Alegre, situado na Rua Olavo Barreto Viana, n.º 18, Bairro Moinhos de Vento.
É importante destacar que o evento é uma oportunidade valiosa para os Corregedores-Gerais da Justiça compartilharem conhecimentos e experiências, discutirem desafios e tendências e encontrarem soluções para aprimorar a prestação jurisdicional. Além disso, é interessante notar que o evento abordará temas relevantes, como a regularização fundiária e a pacificação de conflitos coletivos, o que demonstra a preocupação das corregedorias com questões sociais importantes. Esperamos que o evento seja produtivo e contribua para a melhoria da justiça no país.
Para acessar o site oficial do 91º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça (ENCOGE), Clique aqui.