Notícias

CORREGEDORIA DO RJ REALIZA MAIS DE 100 FISCALIZAÇÕES EM CARTÓRIOS EXTRAJUDICIAIS NO 1º SEMESTRE DO ANO

CORREGEDORIA DO RJ REALIZA MAIS DE 100 FISCALIZAÇÕES EM CARTÓRIOS EXTRAJUDICIAIS NO 1º SEMESTRE DO ANO

A Corregedoria Geral da Justiça aperfeiçoou e intensificou o trabalho de fiscalização e orientação nos cartórios extrajudiciais, que prestam relevantes serviços à população. De janeiro a junho deste ano, foram 109 fiscalizações em 49 serventias notariais e registrais da capital e do interior do Rio de Janeiro.

No primeiro semestre do ano, a equipe da Divisão de Fiscalização Extrajudicial da Corregedoria –DIFEX realizou 439 procedimentos de informações, pareceres em processos administrativos.

As inspeções objetivam fiscalizar, inspecionar e acompanhar o bom desempenho das atividades dos cartórios extrajudiciais, bem como verificar a regularidade e a legalidade da atividade notarial e registral no estado. A Corregedoria é responsável por monitorar, fiscalizar e orientar os 473 serviços extrajudiciais do Rio de Janeiro.

Durante as inspeções são vistoriados e analisados livros físicos e eletrônicos das serventias extrajudiciais, a regularidade de atos reembolsados, as instalações físicas e o atendimento prestado ao usuário, além da correta escrituração contábil/financeira e do regular pagamento de tributos e repasses obrigatórios. 

No Portal Extrajudicial, no site da CGJ-TJRJ, mais informações estão disponíveis sobre a atuação da Corregedoria e os serviços extrajudiciais do Estado do Rio de Janeiro.

Logo-CCOGE

Endereço