Notícias

NOVA COMISSÃO EXECUTIVA DO COLÉGIO DE CORREGEDORES ENTRA EM EXERCÍCIO.

NOVA COMISSÃO EXECUTIVA DO COLÉGIO DE CORREGEDORES ENTRA EM EXERCÍCIO.

 

Em solenidade ocorrida no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, no dia 09 de janeiro do corrente ano, a nova comissão executiva do Colégio Permanente Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), com mandato vigente no ano de 2023, entrou em exercício nos respectivos cargos.

 

O Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, assumiu a Presidência do órgão, o Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, assumiu a 1ª Vice-Presidência, o Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça de Rondônia, Desembargador José Antonio Robles, assumiu a 2ª Vice-Presidência, o Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, assumiu a 1ª Secretaria, o Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Desembargador J. J. Costa Carvalho, assumiu a 1ª Tesouraria e o Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto, assumiu a 2ª Tesouraria.

 

A Desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, Corregedora-Geral da Justiça do Estado do Tocantins, passou a Presidência do CCOGE ao Corregedor-Geral do TJBA, Desembargador Rotondano. Na ocasião, ela destacou o feitos da sua gestão, a exemplo da regularização administrativa do Colégio enquanto associação civil, bem como a completa modernização do site.

 

O novo Presidente, por sua vez, expressou a grande alegria e o sentimento de gratidão e, ainda, fez questão de salientar a gestão da colega magistrada.  

 

‘’Fica evidente que suceder a exitosa gestão da Desembargadora Etelvina não será das tarefas mais fáceis. Sem medo de errar, afirmo que o Colégio de Corregedores vive um período de destaque na sua história e muito disso se deve ao trabalho que foi desempenhado nas últimas gestões’’, afirmou o novo Presidente.

 

Ele, também, abordou os objetivos para 2023 e falou da importância das Corregedorias estaduais como órgãos estratégicos para a prestação do serviço judiciário.  ‘’A primeira meta a que me proponho na Presidência é dar continuidade à rota de fortalecimento da instituição, fazendo-a ter voz na definição de políticas centrais do Poder Judiciário’’, destacou. 

 

Durante a cerimônia de transmissão dos cargos, o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, destacou a “incrível capacidade de trabalho” do Corregedor-Geral da Justiça do Estado da Bahia, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. “Seus trabalhos na corte baiana revelam a marca que lhe é peculiar: a produtividade, a criatividade e a habilidade de resolver problemas complexos com soluções justas”. Por fim, o Presidente do TJBA afirmou ter a convicção de que “o colegiado manterá sua trajetória de prósperos resultados e ações em favor de um Judiciário cada vez mais acessível, democrático, justo e cidadão”.  

 

Acrescentou, também, que a assunção do Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano à Presidência do CCOGE eleva a representatividade da Bahia no Judiciário Nacional.  

 

A nova Comissão Executiva do CCOGE foi eleita no 90º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (ENCOGE), que aconteceu em Salvador, nos dias 9 e 10 de novembro de 2022. 

 

“Nós saímos em busca de melhoramentos em todas as nossas atividades, tanto judiciais quanto extrajudiciais. E essa troca de experiências entre as Corregedorias é o que mais nos encanta, nos maravilha. Cada uma com sua história e com sua vivência traz experiências únicas e agregam o nosso conhecimento”, afirmou a Desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, então presidente do CCOGE. Segundo a Magistrada, é “momento de agradecer e de desejar sucesso a essa nova gestão”, concluiu. 

 

Eleito 1º Tesoureiro do CCOGE, o Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargador J.J. Costa Carvalho, ressaltou a necessidade de “reafirmar o compromisso assumido com aqueles que nos precederam”. O Magistrado do TJDFT falou sobre a importância do Colégio e dos encontros realizados periodicamente (ENCOGEs), “uma seara fértil para debates e formulação de proposições junto à douta Corregedoria Nacional de Justiça na busca de soluções não só para aprimorar a atividade correicional, nosso mister, como também para fortalecer o Poder Judiciário como instituição independente, moderna e eficiente”, afirmou. 

 

Também marcaram presença na solenidade o Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo; a Desembargadora Rosileide Maria da Costa Cunha, do Tribunal de Justiça do Pará. Por parte do TJBA, dentre os presentes, estavam as Juízas Auxiliares da Corregedoria-Geral Indira Meireles, Patrícia Didier, Liz Rezende e Márcia Gottschald Ferreira, além do Chefe de Gabinete, Yuri Bezerra, e dos Servidores Isabela Burke Galrão Alves e Txapuã Menezes.  

 

 

Créditos do texto: ASCOM TJBA e Chefia de Gabinete da CGJ-BA

 

Crédito das fotos: Isabel Daher - TJDFT

Logo-CCOGE

Endereço